terça-feira, 12 de outubro de 2010

Abílio Manoel - Compacto Simples (1970)



Abílio Manoel (Abílio Manuel Robalo Pedro) (Lisboa, 3 de fevereiro de 1947 — Itacaré, 30 de junho de 2010) foi um cantor, compositor e produtor musical português radicado no Brasil.


Iniciou sua carreira em 1966, quando se preparava para ingressar na faculdade de física. Começou se apresentando no programa Show do Meio-Dia, apresentado por Pagano Sobrinho na TV Excelsior.
Em 1967, ingressou na Universidade de São Paulo e, ao mesmo tempo que estudava física, se apresentava em shows universitários promovidos no campus. Naquele ano, foi convidado para representar a USP no I Festival Latino-América de la Canción Universitária, em Santiago (Chile), no qual conquistou o prêmio de melhor compositor, graças à canção "Minha Rua".
Logo a popularidade no meio universitário chegou aos meios de comunicação, e, ainda em 1967, foi convidado a participar do programa de Hebe Camargo, de grande audiência, onde cantou três músicas. Essa apresentação lhe trouxe o primeiro contrato, com a gravadora Odeon, pela qual gravaria, no ano seguinte, seu primeiro LP, com direção musical de Milton Miranda e arranjos e regência de Edmundo Peruzzi, que foi lançado em 1969.
Em 1968, concorreu no festival da TV Excelsior — com a música "Quem Dera…" — e no Festival Internacional da Canção — com "Catavento". Depois veio o I Festival Universitário da TV Tupi, do qual participou com "Samba de Roda" e "Tudo Bem, Tudo Certo" — seu primeiro compacto simples.
Em 1969, venceu o II Festival Universitário (TV Tupi), com "Pena Verde" — talvez seu maior sucesso, cujo compacto-simples alcançaria o topo das paradas em 1970, tornando-o conhecido em todo o país.  Essa canção foi gravada em francês por Marie Laforet.
Morreu de infarto aos 63 anos, em 30 de junho de 2010, quando terminava suas férias na Bahia e se preparava para voltar à ativa.
Este compacto simples foi lançado pela Odeon em 1970. Disco cedido por João Mariano Rodrigues.

Tracklist:

01 - Andréa
02 - Cavaleiro Andante

Bitrate: VBR
Quality: Very High
Size: 13,48 mb

Um comentário:

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

http://www.4shared.com/rar/cgjCfpsDba/abimanocss.html



senha: bugrim231156