quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Roberto Delgado - Along Mexican Highways (1959)


Roberto Delgado era o pseudônimo do compositor, arranjador e maestro alemão Horst Wende (05/11/1919-23/01/1996), que gravou vários discos do gênero easy listening, utilizando seu próprio nome, bem como o nome artístico. Ele fazia parte do movimento de talentosos artistas do referido gênero, baseados na Alemanha, tais como Bert Kaempfert e James Last. 
Nascido em Zeitz, Saxônia, ele mostrou competência musical em idade precoce. Aos seis anos já tocava na banda de seu avô em um restaurante, e na sua adolescência, passou a tocar piano, acordeon e xilofone, tendo estudado música no Conservatório de Leipzig. 
Ele serviu no exército alemão durante a II Guerra Mundial, mas foi capturado pelos britânicos. Durante seu cativeiro, em um campo de concentração dinamarquês, conheceu um guitarrista chamado Ladi Geisler, com quem ele logo formou uma pequena banda. Após a guerra, passou por várias bandas (que normalmente incluíam Geisler) que tocavam no “The Night Club Salambo” de René Durand e “The Tarantella Night Club”, perto da famosa Reeperbahn. Horst também tocou com músicos do Serviço Britânico e big bands como Edmundo Ros.
Estabelecendo-se em Hamburgo, tornou-se parte do cenário musical florescente na cidade portuária. Assinou com a gravadora Polydor em 1950, tocando acordeon e música dançante, utilizando seu próprio nome. Ele também começou a fazer gravações de música latina sob o pseudônimo de Roberto Delgado & Mister Pepper. 
Os álbuns de Delgado tornaram-se populares na Europa e, em seguida, na América do Norte, quando a Polydor abriu várias filiais internacionais. A Polydor já tinha duas estrelas da música orquestrada em Bert Kaempfert e James Last, e muitos de seus fãs começaram a comprar os discos de Delgado também. É interessante notar que, Wende gravou seus discos usando os mesmos músicos de estúdio que gravaram com Kaempfert.
Como a maioria de seus contemporâneos da música pop orquestral, a popularidade de Wende tinha diminuído bastante na década de 80, e aos poucos ele parou de tocar música profissionalmente. Nos últimos anos, a sua música tornou-se popular novamente e algumas de suas gravações têm sido reeditadas em CD.

Faixas:

01 - Amapola
02 - Noches de Mazatlan
03 - Suby Universitario
04 - Cielito Lindo
05 - Estrellita
06 - El Rascapetate
07 - La Bamba
08 - Ruega Por Nosotros
09 - Green Eyes
10 - La Malagueña
11 - Ahora Y Siempre
12 - El Jarabe Tapatio

Obs.: Todas as faixas foram remasterizadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, 10 (dez) pra vc! Não tenho palavras para elogiar seu trabalho! Fabuloso. Tenho um LP de Roberto Delgado(já mandei ripar), queria lhe repassar. Nome: Ist es Reggae, 12 faixas de musicas conhecidas em rítmo de reggae.Adquiri na Guyana em 1970.
E parabéns pelo seu trabalho para nós colecionadores, não tem preço. Abç Antonino - BSB-DF

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

http://www.4shared.com/rar/NxlqOjpgce/robegadomexway.html


senha: bugrim231156