sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Novelas - Minha Doce Namorada (1971)

 


Trilha sonora da novela de Vicente Sesso, exibida pela Rede Globo, de 19 de abril de 1971 a 25 de janeiro de 1972.
No início dos anos 70, quando os discos da Som Livre eram prensados pela Odeon, as trilhas eram lançadas em versões mono e stereo.
Em 2006, esta trilha foi lançada em CD na série "Som Livre Masters Trilhas". Entretanto, inexplicavelmente a gravadora utilizou o áudio da versão mono.
Para esta postagem, as faixas foram extraídas de um exemplar stereo e remasterizadas. Pequenas alterações e/ou imperfeições no áudio devem-se ao estado de conservação do vinil, que não era dos melhores. 
A remasterização foi um trabalho árduo e levou vários anos para ser concluído. Espero que gostem do resultado final.

Tracklist:

01 - O Que É Que Houve - O Som Livre
02 - Dez Pras Seis - Nonato Buzar
03 - Você Abusou - Maria Creuza
04 - Vesper - Jacks Wu
05 - Relax - Ilka Soares
06 - Tudo Muito Azul - Ângela Valle & Paulo Sérgio Valle
07 - Minha Doce Namorada - Eduardo Conde
08 - Instantâneo - Luiz Carlos Sá
09 - Minha Doce Namorada - Orquestrada
10 - Sex Appeal - Marília Pêra
11 - Casa Branca - Jorge Nery
12 - Garota de Aquarius - Betinho
13 - Vesper - Violão
14 - Tia Miquita - Marília Barbosa

Format: Flac
Quality: Perfect (Lossless)
Summary Audiochecker: 100,00 % CDDA
Size: 216,3 mb

Créditos:

Disco cedido por Pedro Vieira.

22 comentários:

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

https://drive.google.com/u/1/uc?id=1L62ypQQyHjui0cV1JvazsaEQLGX7i3-Y&export=download

Mariano disse...

Essa trilha é simplesmente indispensável, Luiz Alberto! Muito obrigado por postar essa joia. Grande abraço do amigo Mariano.

José Adriano disse...

Eu não era nascido ainda, porém adoro trilhas sonoras de novela, tenho a versão do CD da Série 'Som Livre Masters Trilhas'.

Luiz Alberto qual seria a diferença do Som Mono para Estéreo? Faz alguma diferença pra quem ouve apenas em Caixinhas de Computador ou no Pen Drive do Carro?

Sempre tive a curiosidade, desculpe minha ignorância.



JCA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

José Adriano,

Nas gravações em mono os instrumentos e as vozes eram mixados em um único canal; nas gravações em stereo são feitas em diversos canais separados e mixadas para saída em 2 canais.
É possível notar a divisão dos sons entre os canais esquerdo e direito.
Como exemplo, ouça a faixa 1 desta trilha nas versões do CD e a postada aqui e você perceberá claramente a separação entre os canais.

Beto disse...

Belíssima trilha! Uma curiosidade: A música "O Que É Que Houve" apresentada aqui com o conjunto Som Livre, foi o embrião do que seria o famoso trio Sá Rodrix & Guarabyra. Ela originalmente foi lançada em 1969 no disco solo do Guttemberg Guarabyra, que depois desde disco logo no início dos anos 70 iria gravar todos aqueles Lp's clássicos deste trio tão importante na nossa música que foi o Sá Rodrix & Guarabyra. Esta versão da novela com o conjunto Som Livre é muito bonita! Aliás esta trilha inteira é um arraso!!! Parabéns pela versão em stereo Luiz! Obs: Não esquece dos discos do Morris Albert, será que sai agora em 2022, estou na torcida...são tão poucos :) Um abraço amigo!

PR disse...

Obrigado.

Augusto Flávio (Petrolina-Pe) disse...

O rapaz apenas quis saber aquilo que ele não sabe. Um pouco de educação e gentileza não faz mal a ninguém. E nem precisava seu comentário, já que Luiz Alberto "Bugrim" foi coerente na resposta com a pergunta do rapaz.

Augusto Flávio (Petrolina-Pe) disse...

José Adriano, não vejo ignorância querer saber o que não se sabe. Continue perguntando respostas para aquilo que você não saber, desconhece, quer saber e conhecer.

Candido Cesar disse...

Bugrim, outra curiosidade sobre esse disco, é que a faixa 13 - Vesper é tocada e cantada pelo músico chinês Jacks Wu, cujo nome correto é Wu Shih Jung, nascido em Shangai, na China e que imigrou para o Brasil na infância. Ele tocava em São Paulo, na década de 1960, na Boate Cave, reduto da MPB que ficava na Rua da Consolação, sempre acompanhado pelo Conjunto Embalo R.
A ficha técnica do disco não traz o crédito a esse cantor, citando apenas que Vesper é tocada ao violão.

José Adriano disse...

Obrigado Luiz pela brilhante explicação, isso aqui é uma escola pra mim, aprendo a cada dia um pouco mais!

Augusto Meu Amigo obrigado pela empatia, coisa tão rara nos dias de hoje. Como já escrevia o saudoso Profeta "GENTILEZA ( José Datrino)" "Gentileza Gera Gentileza".

Agradeço a todos pela compreensão!

Antonio Christophalo disse...

Boa tarde Luiz Alberto.
Grato por esta postagem!
Época das boas novelas. Infelizmente hoje só novelas e trilhas péssimas.
Abraços.

anra disse...

Muchas gracias, Bugrim, por este disco.
Saludos.

ASP disse...

Bugrim você é sensacional, extremamente grato pelas coleções, pela aplicação e cuidado e atenção que poucos tem para fazer um trabalho de qualidade, Grande abraço.

Radios Gold disse...

JOSÉ ADRIANO, a natureza é algo magnífico. Temos 2 ouvidos justamente para sabermos que um barulho vem do lado esquerdo ou direito, isso muito usado nos tempos das cavernas para a defesa pessoal. Sabemos que um som vem do lado direito porque ele chega primeiro ao ouvido direito e com alguns milésimos de segundo de atraso no ouvido esquerdo. Essa diferença minúscula de tempo de de fase da onda sonora nos dá a percepção de LOCALIZAÇÃO ESPACIAL do som.
Na gravação estéreo tenta-se reproduzir isso e quando nos posicionamos equidistante das caixas de som e então tem-se a noção espacial dos instrumentos nos dando a impressão de estarmos no meio da orquestra ou da banda (Isso quando a gravação é bem feita).
Percebe-se claramente a diferença do som estéreo (2 canais) para o som mono (1 canal) quando se usa fone de ouvido. No fone de ouvido, no som estéreo, percebe-se claramente a divisão espacial dos instrumentos dando uma sensão maior de prazer ao escutar a música. Já no som mono, nos dois fones (esquerdo e direito) o som é exatamente igual e tem-se a impressão que o som está no centro da cabeça, sem a sensação espacial do som.
Não confunda som estéreo com som em alta-fidelidade. Estéreo é divisão do som e dois canais e alta-fidelidade é um som de alta qualidade. Podemos ter um som estéreo de péssima qualidade assim como um som mono em alta-fidelidade.
Quando temos um equipamento estéreo, as caixas de som devem estar o mais distante possivel uma da outra e nos posicionarmos o mais possível no meio delas para se perceber o efeito estéreo. Se elas ficarem juntas, a sensação estéreo diminui muito.
Espero ter ajudado.

Carlinhos Macedo Deejay disse...

Fico Extremamente feliz por essa postagem, que há tempos venho pedindo...Trata-se do inicio de minha vida como Dj e apreciador da MPB...Destaco a Belíssima "Vesper" Jacques Wu...Marcou minha vida e minha trajetória...Obrigado Sempre !!!

José Adriano disse...

Obrigado Amigo Radios Gold pela brilhante explicação, pra mim ficou claro agora lendo sua mensagem e ouvindo o CD postado por Amigo Luiz Alberto!

Realmente ouvindo agora é outro nível mesmo? É bem perceptível a diferença mesmo, ficou muito top essa versão em Estéreo!

Imagino o trabalho que deu pra fazer isso, tem que amar muito, obrigado mais uma vez Luiz pelo excelente trabalho prestado!

JCA disse...

Radios Gold cuidado que vai ter algum usuário que pode ficar "ofendido" com suas explicações achando que vc está sendo grosseiro e mal educado e não precisava dar mais explicações sobre o assunto.

Tem usuário daqui que não sabe muito bem interpretar textos.
Muita boa sua explicação. Grande abraço.

Deassis disse...

Grande e histórico resgate, um primor de postagem. Mais uma vez, parabéns!

Ricardo Rodrigues de Oliveira disse...

Bugrim muito obrigado pela postagem rara, e todos os cuidados com a qualidade de sempre. Seu blog me lembra muito bem o tempo que saia em Santo André, onde eu morava, para ir a uma loja de discos para ver as novidades, muito legal lembrar esta época.

José Guimarães da Silva disse...

Obrigado Bugrim pela trilha sonora desta novela. aliás muita especial. os ânimos se acerbaram. toda discussão é louvável, pois, esclarece os pontos obscuros e reflete a forma de cada individuo de se posicionar.

Martins disse...

Tai a primeira novela que assisti e nunca saiu da memória. Atores com Sadi Cabral, Celia Biar um encanto. Nos tempos que eu sonhava como seria minha primeira namorada. O disco tocou muito em minha vitrola. Realmente o som do cd saiu abafado e ruim, agora esta dez. Valeu pela dedicação Bugrim.