segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Vários - Meu Bem Querer (1990)

 


Coletânea lançada pela Som Livre, em 1990.

Tracklist:

01 - Meu Bem-Querer - Djavan
02 - Jura Secreta - Simone
03 - Cuide-se Bem - Guilherme Arantes
04 - Amanha Talvez - Joanna
05 - Olhos nos Olhos - Chico Buarque
06 - Mania de Você - Rita Lee
07 - Revelação - Fagner
08 - Sorte - Gal Costa & Caetano Veloso
09 - Começar de Novo - Ivan Lins
10 - A Tua Presença Morena - Maria Bethânia
11 - Atrás da Porta - Francis Hime
12 - De Volta Pro Aconchego - Elba Ramalho
13 - Meu Mestre Coração - Milton Nascimento
14 - Nada Por Mim - Marina

Format: Flac
Quality: Perfect (Lossless)
Summary Audiochecker: 99,93 % CDDA
Size: 295,4 mb

Créditos:

Arquivos cedidos por Ulysses Wanderley.

6 comentários:

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

https://drive.google.com/u/1/uc?id=1gcfuhLN0U46plVltX6sRMfzNZ9-VD7uw&export=download

Mariano disse...

Excelente coletânea de MPB, Luiz Alberto! Esse disco é inesquecível para mim. Grande abraço, meu amigo.

Nelson Ricardo disse...

Obrigado por essa jóia. Como sempre nos presenteando com o melhor.

Mister John Fortal disse...

Essa coletânea tem a “Nata” da boa e clássica “MPB”, ela saiu na época da transição do “LP” para o “CD”, e como ela é bem “Basicona”, e saiu em “Vinil” e “CD”, eu comprei na época o “LP” pelo fato do “CD” ser bem mais caro e porquê eu tinha outras prioridades na época, mesmo com o repertório sendo bem conhecido, tocado até hoje na “NovaBrasil FM” e outras “FMs” chamadas de “Classe A”, ela não deixa de ter os seus encantos e valer bastante a pena baixar, fazer o “CD”, deixar no “PC”, “Pen Drive”, “HD”, “SmartPhone”, “Nuvens”, e etc.

Embora a maioria das músicas sejam bem conhecidas, com exceção de “A Tua Presença Morena” e a versão de “Francis Hime” para o clássico “Atrás da Porta”, ela é maravilhosa para ser apresentada aos iniciantes e aos com menos de 30 anos, o quão espetacular a nossa música foi até mais ou menos o meio dos “Anos 1980”, esse disco também é ótimo para ouvir em reuniões intimistas, colocar no carro em viagens curtas, e apresentar a “Gringos” que dizem gostar de, “Mas Que Nada” de “Jorge Ben”.

Todas as músicas, eu seria capaz de comentar e dizer o que elas significam para mim, mas eu queria só me ater a “Cuide se Bem” e “Revelação”. O primeiro disco que eu comprei foi o da novela “Anjo Mau Nacional”, e o motivo para isso, foi que eu adorava a música “Meu Mundo e Nada Mais”, eu tinha 12 anos e só mais na frente, quando eu já trabalhava, foi que eu pude comprar em um “sebo“ o primeiro “LP” do “Guilherme Arantes”, e o que mais me impactou foi a capa do disco, aquele piano em uma avenida vazia e ele caminhando ao lado, me pareceu uma cena “apocalíptica”, nunca eu tirei esse momento da memória, até que em 2020, logo nos primeiros dias do “Lockdown”, eu tive que sair de carro para comprar um remédio, quando eu estava em uma das mais movimentadas avenidas de “Fortaleza”, eu lembrei da capa do disco, pois eu só passei por dois carros e só faltou o piano no meio da avenida, cheguei em casa, tomei umas cervejas e fui ouvir “Cuide-se Bem”, ela me pareceu a música mais moderna e tocante que eu ouvi na vida, o piano é de fazer chorar de emoção, e os arranjos dão uma nostalgia absurda, eu fiquei tão inspirado que eu criei duas coletâneas nomeadas de “Dias de Solidão” e a versão com músicas internacionais “Quarantine Days”, caso você tenha interesse “Luiz”, eu posso enviar para você.

Quanto a “Revelação” de “Fagner”, eu nunca esqueci quando ela foi lançada no “Fantástico” em 1979, aquele vídeo foi perfeito ao mostrar toda a “mística” que a música possui, a guitarra de “Robertinho do Recife” é a fusão mais perfeita da “MPB” com o “Rock” que a nossa música criou, ela chora e grita, o amor escondido e preso no peito, essa música é daquelas que eu coloco em um lugar secreto, eu me apoderei dela e a tenho como minha, alguns momentos é pura loucura, em outros é a lucidez em um mundo cruel, eu fico feliz de ter tido tantas músicas maravilhosas em minha juventude, músicas que me ajudaram a enxergar o mundo e moldar a minha personalidade, mas fico triste, por tantos que hoje em dia, apagaram esse tempo e principalmente os mais jovens, que consomem algo sem nenhuma poesia, completamente descartável e que eles acreditam que tem valor e que os representam.

Obrigado Luiz

Mister John Fortal

Kalypso disse...

Maravilha.
Obrigado por compartilhar.
Abraços.

Candido Cesar disse...

Esse disco é sensacional, Bugrim. Tenho o LP e ouço até hoje. É uma grande coletânea de clássicos da MPB, como bem observou Mr. John em seu comentário.
Vale a pena baixar e ouvir muito.
Obrigado pela postagem.