domingo, 28 de abril de 2024

Vários - Explode Coração (1979)

 


Coletânea lançada pelo selo Polystar, em 1979.

Tracklist:

01 - Explode Coração - Maria Bethânia
02 - Trocando Em Miúdos - Chico Buarque
03 - Coração Noturno - Edu Lobo
04 - Tu, Mi Delirio - Fafá De Belém
05 - Além Do Horizonte - Nara Leão
06 - Pode Esperar - Alcione
07 - Oceano De Paz - Jair Rodrigues
08 - Sampa - Caetano Veloso
09 - Folhetim - Gal Costa
10 - Por Uma Vez Só - Emílio Santiago
11 - Solidão - Paulinho Camargo
12 - Natureza - Leci Brandão
13 - Pedaço De Mim - Zizi Possi & Chico Buarque
14 - Canteiros - Fagner

Format: Flac
Quality: Perfect (Lossless)
Summary Audiochecker: 99,93 % CDDA
Size: 316,4 mb

12 comentários:

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

https://drive.usercontent.google.com/download?id=1Lft7RTeIjZ6XlBJg9vebghIfYMo3T8qf&export=download&authuser=0

ELIEL SILVA disse...

Que massa, Bugrim! Eu tenho esse LP. Maravilha! Agradecido.

osmar disse...

que maraviha de postagem

Jose Meira disse...

Muito obrigado.

Mister John Fortal disse...

O ano de 1979 foi um ano mágico para a nossa música, além de ter sido o ano em que muitas músicas foram liberadas pela “Censura”, e outras tantas puderam ser lançadas sem tantos problemas, também foi o ano em que a “MPB” deu a virada, e muitos “Medalhões” da nossa música se tornaram realmente “Populares”, ou seja, passaram a vender muitos discos, esse fenômeno já vinha acontecendo mais ou menos a partir de 1977, mas foi em 1979, que a coisa se solidificou, e “Milton, “Gal, “Bethânia”, “Gil, “Caetano”, “Chico”, “Rita”, “Ney” e tantos outros passaram a lotar “Shows”, tocar nas “Rádios AM" e fazer parte com mais frequência das trilhas sonoras de novelas, antes disso, quem era “Popular” era “Roberto Carlos”, “Fernando “Mendes”, “Diana”, José Augusto, “Odair Jose’, “Paulo Sérgio, “Márcio Greyck” e outros cantores e cantoras rotulados de “Bregas”, também foi o ano em que muitas cantoras surgiram, entre elas “Joanna”, “Angela Ro Ro”, “Zizi Possi”, “Marina e muitas outras.

Eu tenho esse disco, e com o passar do tempo ele foi se tornando uma raridade, uma verdadeira “Joia” para os colecionadores, pois quem não tinha as primeiras versões do disco “Manera Fru Fru, Manera” de “Fagner”, essa era uma das raras oportunidades de se ter a música “Canteiros” em disco, eu mesmo só fui conseguir o disco original no final dos “Anos 1980”, e tive que pagar uma “Nota” para conseguir, mas fora essa raridade absoluta, o disco é muito bom, e mostra a “Áurea Fase” que a nossa música estava entrando, que duraria mais ou menos até 1985, e que infelizmente seria a última, pelo menos até agora, eu digo última, pois foi nesse tempo, em que a nossa música viu uma explosão de criatividade libertária, com músicas de altíssima qualidade, que caíram nos planos das gravadoras e no gosto popular, antes disso, foram feitas obras maravilhosas, mas não vendia tanto, e o que vendia muito, era considerado de baixa qualidade, e depois desse tempo, voltamos a velha forma, só que de uma forma piorada, pois o que passou a ser música de qualidade, não era mais tão boa assim, e o que se tornou super popular, não tem a qualidade discutível de antes, é muito ruim mesmo, portanto antes tínhamos boas safras diversificadas no cenário musical nacional, no período desse disco (1977-1985), vivemos o apogeu de uma música popular maravilhosa, e a partir dos “Anos 1990”, fomos nos contentando com discos bons cada vez mais raros. Muito obrigado Luiz por mais essa “Raridade” absoluta.

Mister John Fortal

PR disse...

Obrigado.

SMVasques disse...

Eu era bem menino, e uma amiga do meu tio tinha este vinil. Relíquia musical. Nesta época a Polygram era o celeiro de grandes artistas da MPB.

WIFIMAN disse...

Muito bom essa coletânea, Deus abençôe , obrigado.

Mariano disse...

Oh! Esse disco é muito bom! Já o tive e vendi-o por um alto preço. Que bom que agora posso apreciá-lo com excelente qualidade sonora! Obrigado por essa raridade, Luiz Alberto.

Lililover disse...

Boa tarde

So a aula do Mister ja vale a postagem !!!
Obrigada Luiz

Beijinhos

Julio Tavares disse...

Parabéns meu amigo! Sempre resgatando o que fez parte e (ainda faz) da vida de muitos.

Willians disse...

Discaço. Chico Buarque e Canteiros, muito raro. Valeu, Bugrim.